Melodia
Melodia

Viajar é fechar a agenda e sair da rotina

Viajar é se lançar aos lugares deixando que eles entrem dentro de nós

É deslizar os olhos para tantas maravilhas

É surpreender se sempre, porque ainda que o lugar seja o mesmo, os olhos já são outros

É sentir o aroma dos pratos, das flores, das montanhas, campos e da brisa do mar

É ouvir o burburinho dos cafés e praças, de um sino de igreja, uma música ao longe ou o silêncio de uma estradinha solitária

Viajar é envolver se, emocionar se

Passear a alma

E voltar um pouco diferente do que fomos

Sempre pra melhor!

sábado, 17 de março de 2012

Rio: da Urca, pequeno broche

O por do sol mais romântico do Rio e com direito à garça!



Entrada para o bairro da Urca



Barcos que parecem ser desenhados no mar



Casas anos 50



Que fazem parte do acervo: Patrimônio Histórico Nacional



Voltando ao passado



Na tranquilidade do bairro



Antigo cassino da Urca



Na cobertura mora o Rei Roberto



Essa é a paisagem dele e de todos nós!



Braços abertos mirando o infinito


A Urca é um capítulo à parte do Rio. Aos  pés do Morro da Urca, também conhecido como Cara de Cão e simplesmente no coração da Baia de Guanabara, esse cantinho do Rio parou no tempo, ou  melhor  dizendo, na década  de 50.


Ali o tempo flui  lento. Sem o agito todo da  cidade, momento pra se sentir um pouco no passado. Até os costumes na Urca parecem ser antigos.


Uma espécie de Ile Saint Louis carioca, da mureta que contorna toda a sua orla, é possível  sentir o por do sol  mais romântico da cidade!


À tardinha tudo fica prateado, os barcos de pesca parecem desenhados a pincel sobre o mar, a água parada da baia serve como espelho para refletir a exuberância do Corcovado e do seu  pico, o Cristo Redentor mira o infinito!


Com isso nem precisa explicar porque o Rei Roberto escolheu ali para morar. Um lugar bucólico, sem pretensão nenhuma, cheio de alma e merecendo ser essa delicada  joia: "o pequeno broche" do Rio!

11 comentários:

  1. Adele. A primeira foto desta postagem é absolutamente linda!!! Merece aplausos!
    M A

    ResponderExcluir
  2. Adele, tudo lindo D+ e logo...logo estarei vendo tudo isso de pertinho! bjs seu Blog é lindo.

    ResponderExcluir
  3. Adele é totalmente fascinante muito lindo transmite uma paz, um sonho. Amei!Que paraíso! O por do sol é maravilhoso so Deus pra fazer algo tão lindo.

    ResponderExcluir
  4. A beleza de suas fotos se completa com a perfeita descrição. basta fechar os olhos e visualizar....

    ResponderExcluir
  5. Adele, que bom que voce sempre lembra de me chamar para dar um espiadinha no seu Blog, com a correria dessa vida que passa muito depressa a gente fica só nas lembranças dessas fotos maravilhosas que voce compartilha conosco.
    Fico muito feliz de voce estar sempre lembrando desse nosso Brasil de paisagens maravilhosas, pena que muito mal administrado.Fotos lindas e texto cativante, próxima viagem ao Rio vou com certeza até a Urca para passear só pelo bairro.Beijos, Mônica Maia.

    ResponderExcluir
  6. Adele,simplesmente lindo Este Rio diferente neste bairro que você me ensinou a gostar
    Parabéns
    Marilda

    ResponderExcluir
  7. Adele, seu bom gosto e seu refinamento são sensacionais. E o Rei Roberto Carlos também escolheu a Urca, um lugar bucólico, para compor as suas canções. Muito sensível..... Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Dula!... a Urca é simplesmente encantadora mesmo!... ja sentei p tomar cerveja no quebra mar!... ja ganhei uma flor roubada da casa 93! ... alem de tudo mto lindo! tenho boas lembranças q enchem meu coraçao de saudades! ... o que o fleche dos seus olhos fotografa! nos leva a uma viagem do tempo! das belezas e das delicias! e ate mar nao fica agitado e a garça pousa p vc! ... parabens Dula!... bateu mta saudades dessa cidade encantadora q tive o previlegio e vive-la! e de vc nos dar o prazer de recordar!!...bjoos
    ica

    ResponderExcluir
  9. O pássaro da primeira foto não é uma gaivota.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Meu nome é Cecilia Saraiva e sou professora da UNIRIO (campus Urca), departamento de Matemática. Estou escrevendo para parabemizá-la pelo belo blog, e comunicar que a foto da garça na mureta da Urca é tão linda que a utiliei numa montagem para a página de um evento que organizamos anualmente no nosso departamento, que é o "MatUrca"; neste ano, sou presidente da comissão organizadora, e estava procurando por fotos que lembrassem algo matemático e que fosse linda, daí achei a sua: https://www.facebook.com/maturca/?ref=bookmarks
    Coloquei o crédito da imagem original lá, como você poderá ver, com o link para o seu blog, mas se você não se sentir confortável com o uso da imagem, posso retirá-la. Muito obrigada pela imagem e pela atenção!

    ResponderExcluir
  11. Só fotos maravilhosas !!! blog maravilhoso !!Parabéns !!!

    ResponderExcluir